sexta-feira, 8 de junho de 2012

Top 10 filmes sobre a África

Top 10 filmes sobre a África
Os temas tratados por esses filmes são principalmente fome, pobreza, racismo, apartheid, tráfico de armas, tráfico de diamantes, desigualdades sociais, ditadura, genocídio, conflitos étnicos, violência e guerra civil. Esses filmes podem ser utilizados por educadores nas escolas para ilustrar os diversos temas que abordam.
Os filmes são:


1) Hotel Ruanda (2004)
Um gerente de Hotel de luxo em Ruanda, durante o conflito ente tutsis e hutus, consegue salvar milhares de vidas, permitindo que as pessoas fiquem no hotel. Baseado numa história verídica.




2) O Senhor das Armas (2005)
Traficante de armas, sem o menor escrúpulo, fornece armamentos para milícias africanas, contribuindo para guerras civis e violência.



3) O Jardineiro Fiel (2005)
Diplomata tem sua esposa assassinada e decide descobrir o verdadeiro motivo. Se envolve numa intriga com poderosas empresas farmacêuticas.



4) Diamante de Sangue (2006)
Homem tem seu filho seqüestrado pela milícia para ser treinado para matar e vai em busca dele. O filme mostra o tráfico de diamantes em Serra Leoa e as conseqüências dele.



5) África dos meus sonhos (2000)
Kuki Gallmann (Kim Basinger) uma bela e exploradora mulher, que teve a coragem de deixar sua confortável mas monótona casa na Itália para partir para as desventuras do continente africano, juntamente com seu marido Paolo (Vincent Pérez) e seu filho Emanuele (Eva Marie Saint). Embora inicialmente tenha medo do incrível poder da natureza e da sensação de liberdade que transmite o território queniano, Kuki logo descobre que viver na África rural não um conto de fadas. Elefantes selvagens e leões famintos rondam suas terras, tempestades destroem tudo a seu alcance e nativos são mortos por terem se arriscado demais junto aos animais.


6) Amor sem Fronteiras (2003)
Mulher da alta sociedade conhece um médico idealista e se apaixona por ele. O primeiro acampamento mostrado fica na África. O filme mostra os próprios africanos que roubam doações de alimentos e remédios dos civis para alimentar as milícias.




7) Um Herói do Nosso Tempo (2005)
Menino negro se passa por judeu para ser levado a Israel e ter condições de sobreviver. Na época, o país estava resgatando os judeus negros da em situação de miséria. Mesmo entre os judeus, existe o preconceito pelo fato dele ser negro.



8) O último Rei da Escócia (2006)
Jovem escocês recém formado em Medicina decide partir numa aventura e trabalhar em Uganda. Acaba conhecendo por acaso o ditador Ide Amim, que acaba simpatizando com ele. O jovem passa a freqüentar festas e a alta sociedade e não faz idéia do que é capaz o ditador.Baseado numa história real.


9) Um Grito de Liberdade (2007)
Filme sobre o apartheid na África do Sul, mostra a amizade entre um líder negro Stephen Biko e um jornalista branco. Baseado em uma história real.





10) Os Deuses Devem Estar Loucos (1980)
Uma garrafa de coca-cola atirada de um avião cai próxima a uma aldeia, que acredita ter sido um presente dos deuses, mas a garrafa acaba sendo causa de muitas confusões e um dos nativos é escalado para devolvê-la aos deuses. Engraçado e divertido.



Estes são alguns dos filmes que abordam as temáticas africanas, embora existam outros bons também.

Fonte: www.cinemanet.wordpress.com

Postado por: Magali dos Santos Maronez

QUESTÃO
Convença seu colega a assistir pelo menos um dos títulos listados que você já tenha apreciado. Você tem alguma outra sugestão de filme, documentário, livro, reportagem sobre a África que possa divulgá-lo neste blog? A sua contribuição é muito importante.

10 comentários:

  1. Todos os filmes parecem ser interessantes, o unico da lista que eu (Samara) já assisti foi " O Senhor das Armas".

    Samara Machado 3º B
    Rodney M. Garcia
    Gabriel Gobato
    Ricardo Soares

    ResponderExcluir
  2. Ótimas recomendações.

    3ºB
    Caroline Rodrigues
    Gabriela Mayumi
    Letícia Trevizol
    Priscila Quispe

    ResponderExcluir
  3. Os filmes O senhor das armas e senhor e Diamante sangue, São muito bons, eu Caroline já havia assistido antes mas após ver o blog quiz assistir novamente.
    Caroline Miranda Yamato
    Sara Martins Vieira
    Samira Martins Souza
    Bianca Alves de Oliverira
    3 o A

    ResponderExcluir
  4. Eu Scarlet Costa ja assisti o filme Diamante de sangue e recomendo pois é um retrato do sofrimento dos africanos. CHRISTIANE DA SILVA KERCHNER,LORRAINE KAROLINE,PRISCILA AUDLEY,SCARLET COSTA e MURILO PRADO 3°B

    ResponderExcluir
  5. Achamos muito importante usar filmes como material de auxílio para aulas, pois além de serem mais fáceis de serem compreendidos também são memorizados mais facilmente. É uma maneira interessante de sair da monotonia das aulas, aprendendo e sem perder o foco. Passe esses filmes para nós?


    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  6. Todos os filmes são interessantes, pois abordam temas que realmente acontecem na África.
    Recomendamos o filme Diamante de Sangue.

    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  7. Nós assistimos o filme Diamante de Sangue.Mas também temos uma sugestão de um documentário: Crianças Invisíveis. Este documentário mostra a situação de crianças em vários países, inclusive no Brasil. São mostradas as crianças na África que sofrem sequestro para se tornarem assassinos para as milícias.

    Carolina Leopoldina Nº08
    Victor Garro Nº45
    Yasmin Eloá Nº40

    ResponderExcluir
  8. Bom não assisti todos os filmes, mais um que recomendo assistir é "Diamante de Sangue".

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  9. Interessante observar fatos reais da sociedade africana, assistir se torna bem mais real em nossa mente do que apenas ler ou ouvir comentários a respeito.
    É importante vivenciarmos outras culturas.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  10. http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1085362-10406,00-ZIMBABUANOS+SORRIEM+MESMO+A+BEIRA+DO+CAOS.html

    deixamos ai o link de uma reportagem muito interessante e comovente em que "mesmo diante de tanto sofrimento os zimbabuanos sorriem"...
    vale a pena assistir nos ajuda a refletir sobre o que damos valor ao que temos ao nosso redor e muitas vezes nem nos damos conta...
    Fica a dica ;)

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir