sexta-feira, 1 de junho de 2012

População africana


População africana


A população da África é de mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em 55 países e representando cerca de um sétimo da população do mundo. Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasóides, principalmente berberes e árabes. Constituem aproximadamente a quarta parte da população do continente. Ao sul do Saara, predominam os povos negróides, cerca de 70% da população africana. Na África meridional, existe uma concentração de povos khoisan, san (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes). Os pigmeus concentram-se na bacia do rio Congo e na Tanzânia. Agrupados principalmente na África meridional, vivem 5 milhões de brancos de origem européia.



 Na África, falam-se mais de mil línguas diferentes. Além do árabe, as mais faladas são o suaíle e o hauçá. As principais famílias ou grupos idiomáticos são o congo-cordofanês, o nilo-saariano, o camito-semítico ou afro-asiático e o das línguas khoisan.


O cristianismo, a religião mais difundida, e o islamismo são as principais religiões. Cerca do 15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais. Grande parte da atividade cultural africana concentra-se na família e no grupo étnico. Com a intensificação do nacionalismo, a cultura tradicional africana teve recentemente um importante ressurgimento.

Postado por: Magali dos Santos Maronez

QUESTÃO
Discorra sobre a diversidade cultural do povo africano.

36 comentários:

  1. Na África há muita miséria, há muitas doenças , como AIDS e malaria . As pessoas não tem uma condição de vida estável,a saúde na Africa não é prioridade, pois o governo não da auxilio e nem assistência. Para que isso melhore deveriam ter mais pessoas preocupadas em atende-las nessas dificuldades.
    Grupo: Diego Henrique 13
    Felipe Terra 14
    Luiz Otávio 29
    Gabriela Alves 15
    Luiz Carlos 28

    ResponderExcluir
  2. Na África há muitas diferenças de de etnias e povos, e é perceptível que a distribuição desses povos é por todo o continente, desde o lado norte ao sul. Além da variação de etnias, também temos a de línguas, que também são distribuídas por todo o continente, chegam a mais de mil tipo de línguas.
    As religiões são o cristianismo(a religião mais difundida) e o islamismo que fazem parte de 85% da população, os outros 15% praticam religiões animistas.

    Gabriela Alves nº 15
    Diego Henrique nº 13
    Felipe Terra nº 14
    Luiz Otávio nº 29
    Luiz Carlos nº28

    ResponderExcluir
  3. A situação social da áfrica tem como consequência a má distribuição de renda, a falta de acesso a saúde de qualidade e a uma boa escolaridade.
    Caroline Miranda Yamato 07
    Sara Martins Vieira 38
    Samira Martins Souza 37
    Bianca Alves de Oliverira 43
    3 o A

    ResponderExcluir
  4. Com esse texto percebemos a riqueza que é a diversidade cultural na África. Mesmo com todos os conflitos, miséria e outros fatores, eles se tornam um povo muito rico em cultura, que deveriam ser valorizados por isso.


    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  5. Não é só a população da África que é bem diversificada, mas sua cultura, seu idioma, seu turismo, suas religiões, tudo que a torna mais interessante e faz com quer você não se canse de conhecer, pois sempre há algo novo e ainda desconhecido


    Janaina N° 20
    Mayara N° 28
    Renata N° 34
    Vanessa N° 39

    ResponderExcluir
  6. Percebemos as diferenças culturais na África. Por um lado conhecemos uma África rica, com um sistema político e religioso centralizado e no outro parâmetro observamos uma África miserável, com baixa qualidade de vida.

    Camila de Souza Nº : 04
    Murilo Henrique Nº : 34
    Walewska Belfort Nº: 42

    ResponderExcluir
  7. O continente africano caracteriza-se por tem uma enorme diversidade étnica em toda sua extensão, no Velho Continente são encontradas desde árabes, negros, indianos, e até mesmo população de origem europeia. A cultura dos países africanos também não se distancia disto, pois existem seguidores do islamismo, cristianismo e de religiões locais. Na África são encontradas inúmeras línguas e dialetos, assim como acontece na cultura indígena.

    Carolina Leopoldina Nº08
    Victor Garro Nº45
    Yasmin Eloá Nº40

    ResponderExcluir
  8. O povo africano é muito diversificado em cultura e religião, creio que isso aconteça em partes por causa do neocolonialismo.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  9. E também é bastante diversificado por causa da imensa quantidade de nativos africanos, com muitas diferenças de costumes e crenças.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  10. O continente africano é imenso, com centenas de grupos étnicos ou sociedades.
    Com uma hierarquia de obrigações e direitos, e com uma tecnologia própria ditada pela sua economia, sejam elas de subsistência ou de comércio, algumas sociedades tradicionais voltavam-se mais para a agricultura, outras para a caça e pesca, e não raro essas atividades eram mescladas.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  11. Interessante notar que no território africano:
    *Existem 11 idiomas oficiais
    *Os sul-africanos gostam muito de esportes
    *Importantes nomes da literatura mundial são da África do Sul.
    *A música na África do Sul também é muito diversificada como aconteceu com outros aspectos culturais.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  12. O continente africano é muito diversificado,como por exemplo:cultura,religião e várias línguas

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Apesar do conhecimento de que o continente africano vive na miséria e pobreza, é preciso destacar que a África é um continente de extensa diversidade cultural. É vista como um lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais, algumas muito grandes consistindo de milhões de pessoas, outras são grupos menores de poucos milhares. Muitos tradições influenciam na cultura brasileira como a capoeira, o Candomblé e até culinária.

    ResponderExcluir
  15. A África é um continente que sem duvida apresenta uma diversidade cultural muito grande, mesmo tendo muitos problemas como por exemplo a miseria. Dentre essas diversidades podemos destacar as diversas línguas, religiões, culturas e costumes. E alguns desses costumes foram passados para a nossa cultura brasileira, desde a religião até as áreas musicais.
    Vitoria Ávila n°19 3°ano
    Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A cultura africana é o reflexo de sua antiga história pois seu território foi habitado há mais de anos e tal fato contribui pela sua diversidade cultural. A África abrange diferentes grupos étnicos como os Hutus, Tutsis e Zulus, os mais conhecidos.
    Bruna Aguiar º01
    Colégio Objetivo Sta. Isabel

    ResponderExcluir
  18. Africa sendo um pais com grandes diversidades culturais, mas muitos vivem na miséria.É vista como um lar de inumeráveis tribos, grupos étnicos e sociais,alguns desses costumes foram passados para a nossa cultura brasileira, desde a religião até as áreas musicais.
    Thiago dos Reis Souza nº16 3°EM Obejtivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  19. Na África existem muitas tribos, grupos étnicos e sociais, alguns com milhões de adeptos, outros com grupos menores. Dentro de um mesmo país pode ter mais de cinquenta grupos étnicos, com culturas diferentes, uma grande diversidade cultural africana. Esse mosaico de culturas entra também nas vestimentas, muitas cores e estampas, desenhos bem variados dependendo da cultura. A arte é outro ponto de destaque na África, máscaras, esculturas de madeira, com formas angulosas, assimétricas e distorcidas, objetos sagrados que contém a força vital da natureza ou de um espírito. Os africanos prezam muito a moral e acreditam até que esta é bem semelhante à religião. Acreditam também que o homem precisa respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte etc. Não utilizavam textos e nem imagens para se basearem, mas fazem seus ritos a partir do conhecimento repassado através de gerações antigas.

    Caroline 3º objetivo

    ResponderExcluir
  20. Apesar da Africa possuir essa diversidade cultural , seja ligada a língua,religião ou costumes ela passa por problemas sérios, como por exemplo a miséria.Mas é vista também por seus vastos aspectos culturais alem terem grandes conexões com a cultura brasileira.

    GABRIELLA NAKASHIMA Nº05 EM OBJETIVO SANTA ISABEL

    ResponderExcluir
  21. A diversidade cultural da África refletiu-se nos escravos africanos trazidos para o Brasil , pertencentes a diversas religiões,costumes e idiomas diferente
    trouxeram tradições distintas. a cultura africana era suprimida pelos colonizadores, que ensinavam o português,recebiam nomes português e eram obrigados a seguir o catolicismo.
    Podemos dizer que os africanos que "abriu as portas e influenciou " a cultura brasileira.
    Exemplo:Capoeira,ritmo de musicas e Etc

    Raissa Queiroz Santos N 15 Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  22. A África é um continente com uma vasta diversidade cultural,toda essa variação é decorrente do fato dessa ser o território habitado a mais tempo na terra, resultando na fusão de idiomas, religiões, atividades econômicas, regimes políticos, etc ...

    Nathalia Almeida N 14 objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  23. Maria clara N 29 SÉRIE 9 ano D major

    A África é um continente muito pobre, principalmente na questão da economia , muitas pessoas la nao tem nem condições para sustentar suas famílias. A África é um país com grande vasta diversidade cultural. Dentro de tudo isso a África tem diversas relógios línguas e costumes diferentes

    ResponderExcluir
  24. João Vitor Barbosa 19 9D

    A cultura africana é vasta devido à grande diversidade de etnias que possui e à migração de vários povos do mundo para o continente. ... Vivem nessa porção de terras cerca de 30% da população do continente, e a maioria desses habitantes cultua o islamismo, seguida por uma minoria cristã.

    ResponderExcluir
  25. Thiago Lucas da Silva Venâncio N°32 9°A
    Major Guilhermino

    O continente africano é infelizmente um dos continentes mais pobres, isso afeta diretamente nas familias mais pobres, pois com a economia do pais ruim muitas familias não tem condições de sustentar as suas familias. Mais a cultura da africa é muito rica sendo caracterizado pela diversidade de manifestações culturais e folclóricas que abrangem o todo o continente da africa,o continente africano é também muito rico em crenças religiosas,músicas,danças,manifestações artísticas,culinária,entre varias outras,

    ResponderExcluir
  26. Henrique Ferreira de Souza N°13 9°D Major
    Igor da Silva Neves N°14 9°D Major
    Luiz Eduardo Souza Barbosa N°26 9°D Major

    O continente africano é infelizmente um dos continentes mais pobres, isso afeta diretamente nas familias mais pobres, pois com a economia do pais ruim muitas familias não tem condições de sustentar as suas familias. Mais a cultura da africa é muito rica sendo caracterizado pela diversidade de manifestações culturais e folclóricas que abrangem o todo o continente da africa,o continente africano é também muito rico em crenças religiosas,músicas,danças,manifestações artísticas,culinária,entre varias outras,

    ResponderExcluir
  27. Thiago Lucas n°32 9°A
    Major Guilhermino

    A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. Cumpre lembrar que a África não é um país.

    A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas com mais de mil línguas, religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas.

    ResponderExcluir
  28. E.E. Major Guilhermino Mendes de andrade
    N°23 Kauane Câmara Santana 9°D
    N°16 Isys Maria 9°D
    A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, donos dos diversos povos que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma mudança de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O continente africano é dividido em 55 países em cada qual possui um tipo de cultura, povos,idioma, religiões. Ao todo são mais de mil línguas oficiais. Na parte norte da África , geralmente no Saara são os caucasóides (berberes e árabes ) que dominam a região.
    Em relação a religião há uma grande diversidade também ,as duas que se destacam são : islamismo e cristianismo. Temos também a culinária e as danças que foram se espalhando pelo mundo .

    Major Guilhermino Mendes de Andrade
    Ana Beatriz Romão Campos,n°1,9°D
    Ana Luiza Romão Campos,n°3,9°D
    Maria Eduarda de Paula Domingues,n°30,9°D

    ResponderExcluir
  31. Por causa de sua colonização, na África há diversas culturas e costumes diferentes. Composta por 54 países, suas características geográficas são diversas e variam de tropical úmido ou floresta tropical. A África também possui uma vegetação diversificada, variando de savana e uma variedade de vegetação crescente nas montanhas, como nas florestas tropicais e tropófitas. No continente são falados mais de mil idiomas diferentes, refletindo o passado onde fora colonizada por culturas diferentes e línguas diferentes; como exemplo, o camito-semítico ou afro-asiático.
    Apesar de ser um país pobre em questões econômicas, a África é um país muito rico em questões culturais, religiosas e folclóricas.

    Anna Júlia Catanho - 04
    Isadora Viana Almeida - 15
    Bruno Matheus de Morais - 06
    (9°B | Major Guilhermino Mendes de Andrade)

    ResponderExcluir
  32. A diversidade cultural na África é imensa tendo danças típicas, músicas tocadas por instrumentos feitos pelos próprios povos africanos, comidas típicas até mesmo o modo de se vestir é único, existem várias etnias no continente africano, isso ocorreu no período de colonização onde várias etnias diferentes foram levados para a África.

    Kauê Rezende n15 9A Major Guilhermino

    ResponderExcluir
  33. O continente africano tem uma gigantesca diversidade cultural, se tratando de idiomas, religiões e raças distintas. Quanto as manifestações culturais africanas, elas sofreram uma intensa modificação pelo regime colonial europeu.


    Estela Souza Domenech n°8 9B
    Yasmin de Castro Gonçalves n°36 9A
    Yasmin Martins Ferreira da Silva n°35 9C

    ResponderExcluir
  34. A combinação dos fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas(com mais de mil línguas diferentes) e tenha várias religiões(sendo as principais: O cristianismo e o islamismo) e que se caracteriza por ser pluricultural(composto por varias culturas diferentes).

    Raphaele de Paula Menezes, nº34, 9D.

    ResponderExcluir
  35. Muitos enxergam a África como um continente genérico e único, mas com 54 países e outras dezenas de culturas, esta imensa região é múltipla e repleta de diversidades.A combinação de fatores migratórios, da colonização europeia e da diversidade étnica no interior do continente fez com que a África seja atualmente um continente em que se fala vários idiomas e cultua-se várias religiões e que se caracteriza por ser pluricultural.


    Jairo Abraão Silveira N17 9°D
    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir