segunda-feira, 11 de junho de 2012

Economia da África


Economia da África



A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial. O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos. Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.


Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização européia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. Para atendê-la, construíram-se sistemas de comunicação, introduziram-se cultivos e tecnologia europeus e desenvolveu-se um sistema de economia de intercâmbio comercial, que continua coexistindo com a economia de subsistência.

Embora um quarto do território africano seja coberto por florestas, grande parte da madeira só tem valor como combustível. Gabão é o maior produtor de okoumé, um derivado da madeira usado na elaboração de compensado (madeira em chapa). Costa do Marfim, Libéria, Gana e Nigéria são os maiores exportadores de madeira de lei. A pesca marítima, que é muito difundida e voltada para o consumo local, adquire importância comercial no Marrocos, na Namíbia e na África do Sul. A mineração representa a maior receita dentre os produtos exportados. As indústrias de extração mineral são o setor mais desenvolvido em boa parte da economia africana. Além disso, Serra Leoa tem a maior reserva conhecida de titânio.

A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.

Postado por: Magali dos Santos Maronez

QUESTÃO
Com grandes reservas de recursos naturais por que a África continua ocupando a periferia do mundo?

46 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Essas ameaças ao continente africano são tragédias sem previsões que engloba grande parte dos países. São problemas graves que está diminuindo a taxa de natalidade.

    Caroline Rodrigues
    Gabriela Mayumi
    Letícia Trevizol
    Priscila Quispe
    3ºB

    ResponderExcluir
  3. Com a falta de investimento, a estrutura subdesenvolvida, alguns países da Africa sofre com a pior fome dos últimos tempos. A áfrica é considerado um dos continentes mais pobres de todos tempos, onde que as pessoas de lá sofrem com a crise de fome, epidemia de doenças contagiosa,com o vírus da AIDS, pragas e muitos outros problemas que a áfrica vem enfrentado.
    Se houvesse um maior investimento da ONU, ou de outros países, talvez a situação da Africa poderia ser revertida.


    Adrieni Charlotte nº01
    Aline Cristina nº41
    Bianca dos Santos nº05
    Isabela Bueno nº43

    ResponderExcluir
  4. O continente africano apresenta o nivel mais baixo de pobreza, com um grade indici de epidemia, miseria e conflitos armados que levaram essa região ao caos. Além disso, a maior porcentagem de pessoas com o vírus do HIV no mundo vive nesse conntinente. A Africa sofre um grande atraso economico e a sua participação comercial é bem pequena. A maioria dos africanos são agricultores e pastores, a madeira retirada das florestas são usadas apenas para combustiveis, sua mineração representa o setor mais desenvolvido em boa parte da economia africcana e tem a maior reserva de titanio. A nação mais industrializada do continente africano é a Africa do Sul, que alcanço a estabilidade politica e o desenvolvimento economico.

    3A
    Gabrielle-16
    Leticia- 25
    Loren- 26
    Marcelo- 30
    Mayara- 32
    Natália- 35

    ResponderExcluir
  5. 3. Todos sabem que a África é o continente mais pobre do mundo, porem é rico em recursos naturais que não sabem aproveitar para seu crescimento. Então ao analisarmos o texto percebemos que com a colonização europeia esses recursos foram desenvolvendo um sistema de economia exportando matéria prima para aumentar o PIB do continente que é muito baixo .

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  6. O continente africano tem a segundo maior economia do mundo, porém é onde há a maior população que vive em situação de caos e miséria, nele têm à maior porcentagem de pessoas contaminadas pelo vírus HIV com a falta de investimento, alguns países da África sofrem muito com esses problemas. Devemos dar mais atenção a esse continente, pois daqui alguns anos não haverá mais condições de se conviver lá.

    Janaina N°20
    Mayara N°28
    Renata N°34
    Vanessa Nº39

    ResponderExcluir
  7. O continente africano é muito rico em minérios, mais com o neocolonialismo e toda opressão pelos países europeus eles se vem obrigados a exportar toda sua matéria prima a troco de dinheiro para poder se estabilizar economicamente.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  8. Se não fosse também pela neocolonização europeia sobre o continente africano, o continente africano teria de tudo para ser o continente mais desenvolvido do planeta com toda sua riqueza de minérios e suas matérias prima.

    Clayton Nº08
    Deivid Nº12
    Diego Nº13
    Gunther Nº17
    Isac Nº18
    Michael Nº33

    ResponderExcluir
  9. Mesmo com grandes reservas minerais, a África encontra obstáculos para gerar riquezas. Isso muitas vezes ocorre devido à falta de dinheiro e há endividamentos e crise financeira no continente.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  10. É mais comum assimilarmos a África como símbolo da pobreza, avanço em epidemias, constantes crises financeiras, e por ai vai.
    Devido a tantos problemas encontrados nesse local, já está na hora dos países se reunirem e darem auxílio no desenvolvimento, sabendo usar de maneira plena as reservas de recursos naturais.

    Ingrid nº18
    Karen nº22
    Mateus nº27
    Agatha nº42
    3ºB

    ResponderExcluir
  11. A maior parte da áfrica é pouco desenvolvida e pobre demais , o país sofre com doenças transmissíveis , fome , abusos , agressões e assassinatos o país não precisa mais divulgar os seus problemas ele precisa de soluções e de um governo que mude a situação e melhore as condições de vida .

    Beatriz Leite n° 04
    Bruna Silva n° 06
    Gabriela Gatti n° 16
    Júlia Elen n° 21
    3°B

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Apesar da grande reserva de recursos naturais a Africa continua sendo a região do mundo menos desenvolvida economicamente, visto que grande parte de seus recursos são explorados, alem de possuir países com alto índice de corrupção.

    Gabriele Takahashi 3° EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  14. Com base na leitura do texto, podemos ver que a Africa mesmo possuindo uma ampla reserva de recursos naturais encontra dificuldade para gerar riquezas, devido ao péssimo aproveitamento desses recursos, a população vive em situação critica de extrema miséria. Além disso esses países africanos acabam vendendo seus minérios a baixo custo, gerando pouco lucro.

    Luis Eduardo Caraça n°12 3°EM
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  15. A partir da analise desse texto percebe-se que a Africa, apesar de apresentar uma vasta quantidade de recursos naturais, não usufrui totalmente deles, devido a corrupção na qual o governo desvia a verba que deveria ser destinada a população. Alem disso os países africanos são muito explorados economicamente.

    Paulo José Nogueira n°15 3°EM
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  16. A África é continente mais afetado pela pobreza , guerras e conflitos étnicos .Nesse continente tem recurso naturais estratégico que atendem aos interesse das empresas globais .
    A África apresenta uma periferia abandonada do capitalismo globalizado .
    Larissa Queiros n°9 3°EM Objetivo

    ResponderExcluir
  17. Analisando o texto, vemos que a Africa mesmo possuindo uma ampla reserva de recursos naturais encontra dificuldade para gerar riquezas,devido a corrupção na qual o governo desvia a verba que deveria ser destinada a população. Alem de conter vários países corruptos.
    Thiago dos Reis Souza nº16 3°EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. de acordo com o texto,podemos perceber que apesar de grandes recursos naturais encontrados no continente africano eles não são 100% aproveitados devido a corrupção ,já que o governo desvia grande parte da verba que deveria ser destinada a população ,alem dos países que exploram economicamente o continente.


    Gabriella Nakashima nº05 3º EM Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  20. Utilizando como auxílio o texto referente a economia africana, há a percepção que a Africa tem um vasto recurso de matérias-primas, contudo possui uma economia tão baixa que para aproveitar desses recursos, gastaria um dinheiro que não existe no momento. Na realidade, a desigualdade social presente no país é tao grande que enquanto os políticos aproveitam o bom e o melhor que o dinheiro dos acordos com a China proporcionam, outros morrem desnutridos e morrendo de sede.

    Caroline Caraça Lima 3º Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  21. A África continua ocupando a periferia do mundo pois por não ter recursos financeiros para explorar os recursos naturais existentes em seu território, ela acaba sendo explorada pelos países desenvolvidos, o que faz com que o capital nunca vá para as áreas necessitadas do seu território, circulando apenas nas mãos dos países e pessoas influentes. Sendo assim, a parcela da população que necessita de respaldo não é ajudada e a África continua ocupando a periferia a mercê dos países desenvolvidos.
    Letícia Helena 3ºEM nº11
    Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  22. A África mesmo possuindo uma vasta reserva de matéria prima possui dificuldade para gerar riquezas, a população vive em situação de extrema miséria, possui vários conflitos étnicos, o baixo valor por seus recursos. Além de grande parte da população mundial e mídias não se importarem de fato pelos acontecimentos sofridos pela África.
    Gabrielly Antunes 3º EM Colégio Objetivo

    ResponderExcluir
  23. Podemos observar que a Africa é rica em recursos naturais , mesmo obtendo este recurso possui uma enorme dificuldade para gerar riquezas pois não usufrui deles causando o desvio de verbas levando a extrema miséria.
    Larissa Matos Nº08

    ResponderExcluir
  24. É um continente rico em matérias-primas. No seu subsolo conservam-se autênticos tesouros. Das terras africanas extrai-se metade da produção mundial de diamantes, metade do crómio e três quartos da platina. Os efeitos negativos de séculos de escravidão e do colonialismo são uma das causas, pois os países colonizadores repartiram entre si os bens do continente negro. A ganância dos governantes africanos e as suas políticas sociais erradas, que não desenvolveram os respectivos países, acentuaram a pobreza.

    Atualmente, África continua a ser prejudicada pelos países industrializados, pois são eles que decidem os preços das matérias-primas e estabelecem as regras do mercado, da compra e venda de produtos.

    - Lavínia, 1º ano E.M Colégio Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  25. o continente africano é de fato rico em recursos minerais, porém sua miséria atual deve-se pelos imensuráveis anos de exploração do continente, foram muitos séculos de escravidão. A colonização é um fator de suma importância para compreender a situação de miséria que ocorre na África, os benefícios do continente foram tomados pelos colonizadores, deixando para trás uma economia atrasada e dependente de exportações para países industrializados.

    ResponderExcluir
  26. A pobreza que se encontra na África nos tempos atuais está relacionada a colonização das superpotências que extraíram durante muito tempo todos os bens possíveis deste continente, famoso por minerais e cultura, porém nos dias de hoje ele é infelizmente mais famoso por sua miséria e por conflitos regionais.

    1ºEM

    ResponderExcluir
  27. Com base no texto acima a África tem bons resultados econômicos,mas enfrenta um problemas no IDH com avanços da miséria e conflitos armados.
    Enquanto os políticos aproveitam dos recursos maneirais e acordos com outros países, a população não leva beneficio algum.
    Raissa Queiroz Santos n 15,Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  28. A África continua ocupando a periferia do mundo, pois ainda que tenha grandes reservas de recursos naturais, não possui condições econômicas suficientes para extrair e comercializar tais produtos. O continente africano possui um IDH muito baixo, sendo ainda considerado subdesenvolvido. Este fato é decorrente da colonização europeias, que em alguns países durou até a metade do século XX, e deixou sequelas no continente devido à extrema extração de recursos e riquezas minerais para o enriquecimento da metrópole. Podemos considerar que a independência tardia, o fato de terem nascido como países muito tardiamente, e o encadeamento de conflitos que se estendem desde a descolonização, também são motivos para o baixo desenvolvimento econômico do país.

    1º EM

    ResponderExcluir
  29. A África foi um continente muito explorado, durante o processo de colonização. Devido a esse fator houve nela um desenvolvimento tardio, porem a mesma não possui condições suficientes para se desenvolver grandemente e extrair e comercializar o restante de recursos minerais.
    O continente apresenta baixo IDH, mas é considerado subdesenvolvido, tudo em consequência ao tipo de colonização.

    Nathalia Almeida N 14 Objetivo Santa Isabel

    ResponderExcluir
  30. Raquel mikaelly da silva n 29 9°ano A major

    A África possui grandes reservas minerais,fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios

    ResponderExcluir
  31. O simples fato do continente Africano ser pobre, é por ele não receber apoio de outros países, e as invasões europeias no continente, atrasaram demais a independência de muitos países do continente, assim dificultando o desenvolvimento da África, e alguns países estão em ditadura ainda, também por fatores de: ordem sociológica, histórica, religiosa, natural...

    Kaique Guimarães da Silva Santos, №17, 9°C, Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  32. Henrique Ferreira de Souza N°13 9°D Major
    Igor da Silva Neves N°14 9°D Major
    Luiz Eduardo Souza Barbosa N°26 9°D Major

    A África continua ocupando a periferia do mundo pois são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas ( Estados Unidos, Canadá e as nações européias ) que se beneficiam de seus recursos naturais, suas riquezas naturais. Nesse sentido as grandes potências imperialistas se enriquecem e intensificam a pobreza economica dos países da África

    ResponderExcluir
  33. Luiz Felipe Passos Almeida n°27 9D
    Gustavo Lopes n°09 9A
    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    Um dos motivos é porque a Africa nao tem participaçao nas transaçoes comercias mundiais e só tem uma pequena porcentagem de 2 por cento , e são as empresas transnacionais das nações desenvolvidas que se beneficiam de seus recursos naturais, suas riquezas naturais e em sua maioria , A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África.

    ResponderExcluir
  34. Maior parte dos recursos naturais investidos não vão pra população e sim pra Elites africanas. Deixando a maior parte da população de fora e na pobreza.
    Ana Érika Lopes Bessa n°4 e Eduarda Cristina Souza Barbosa n°9, 9°C.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Por conta de seu atraso econômico; grande número de habitantes; ausência de uma sociedade de consumo em larga escala; e principalmente o fato de que mesmo que 1/4 do território africano seja coberto de florestas ,grande parte da madeira só tem valor como combustível.

    Major Guilhermino Mendes de Andrade
    Ana Beatriz Romão Campos,n°1,9°D
    Ana Luiza Romão Campos,n°3,9°D
    Maria Eduarda de Paula Domingues,n°30,9°D

    ResponderExcluir
  37. A forma da exploração dos recursos é uma das maiores causas. São as empresas transnacionais - das nações desenvolvidas -, que se beneficiam dos recursos. As grandes potências se enriquecem e a pobreza econômica dos países da África aumenta. Isso também se deve ao fato de que a África não conta com apoio de potências grandes.

    Anna Júlia Catanho - 04
    Isadora Viana Almeida - 15
    Bruno Matheus de Morais - 06
    (9°B | Major Guilhermino Mendes de Andrade)

    ResponderExcluir
  38. África é dos continentes que mais sofre o impacto dos desequilíbrios em termos de desenvolvimento. É o continente mais pobre do mundo, e que possui o maior índice de mortalidade infantil.

    Maior parte da população está abaixo do linha da pobreza.
    Conflitos armados, epidemias, miséria... Tudo isso aumenta a degradação do continente.

    O continente africano é rico em minerais, petróleo e diversos outros recursos naturais que deviam potenciar o desenvolvimento, mas são aproveitados por outras potências mundiais, isso provoca conflitos e não contribui para o desenvolvimento do continente.

    Além disso muitos povos e muitas áreas são exploradas, desencadeando ainda mais esse problema, fazendo com que a relação de explorador e explorado seja muito comum nesse local.


    •Joyce Lucia do Prado - N°18 - 9°B
    •Giovanna de Freitas Ferreira - N°10 - 9°B
    •Francielly Alves Martins - N°05 - 9A

    (Major Guilhermino Mendes de Andrade)

    ResponderExcluir
  39. O motivo da África continuar ocupando a "periferia do mundo" está na forma de como é feita a exploração dos seus recursos,pois o recurso é do Continente Africano,porém outras grandes potências imperialistas que se beneficiam e usam esses recursos,sendo assim essas potências se enriquecem e aumenta a pobreza nos países da África!

    Maria Eduarda de Pontes Costa n°31
    Matheus Adriano Ferreira Barbosa n°33
    9° ano D
    Major Guilhermino Mendes De Andrade

    ResponderExcluir
  40. Na maior parte África não existem pessoas qualificadas para exercerem profissões necessárias para elevar a econômia,a maior parte da África não é alfabetizada e isso prejudica muito a econômia fazendo com que a África dependa de outros países para ajuda médica ou para pesquisas científicas e para a própria sobrevivência dos nativos.

    Kauê Rezende n15 9A Major Guilhermino

    Kauê Rezende n15 9A Major Guilhermino

    ResponderExcluir


  41. A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios.

    9°C
    Rayssa Silva Fortunato n°30
    Millena Anunziato Guimarães n°27
    Guilherme do Carmo de Souza n°15

    Major Guilhermino Mendes de Andrade

    ResponderExcluir
  42. Mesmo a África sendo rica de recursos naturais ela foi muito roubada, e isso deu impacto que na população por maior parte é analfabeta, além da mortalidade infantil ser muito alta.

    Clarice Espínola Santos N:9 9D

    ResponderExcluir
  43. Pois não existem governos efetivos e eficientes.
    Nenhuma economia nunca foi capaz de sobreviver a taxas de crescimento populacional, como as da África de hoje.
    Os níveis de qualificação profissional e educacional são os mais baixos do mundo. Isto contrasta com a África que chama atenção de todos com sua beleza florestal e verde.
    A exuberância africana caminha opostamente a analise cortante da África política e econômica.

    Raphaele de Paula Menezes, nº34, 9ºD.

    ResponderExcluir
  44. Pois a África foi um país muito explorado, o que causou um grande impacto até os dias de hoje, e para completar os atuais governantes não fazem nada para melhorar a situação do país, muitos países africanos são mal administrados, e às vezes algumas regiões deixada às custas da pobreza, esquecidas.

    02- Amábile Gomes do Nascimento / 9 ano B

    ResponderExcluir